sexta-feira, 29 de março de 2013

o rio pitimbu ontem,hoje e amanhã

O RIO HOJE

Para alguns, um paraíso. Para outros, uma vergonha. Uns consideram um patrimônio, outros um empecilho. Para centenas é local de lazer. Sete mil o têm como fonte direta de abastecimento e renda. Mais de 200 mil têm nele sua fonte indireta de água para beber. Esse é o rio Pitimbu, curso d’água que percorre 32 km serpenteando entre os municípios de Macaíba, Parnamirim e Natal e que hoje é motivo de preocupação de ambientalistas e do poder público.
O rio, que após anos de expectativa deve finalmente ganhar uma estrutura demarcando a área de proteção a sua volta, serve hoje como uma das principais fontes de abastecimento da lagoa do Jequi, onde deságua e de onde são retirados cerca de 30% da água consumida na capital. Ao mesmo tempo, seu leito é ponto de diversão para muitos moradores das três cidades, porém funciona também como local de despejo de lixo e dejetos, sem contar outras agressões que sofre, como o desmatamento e a ocupação irregular das margens.

O RIO ANTIGAMENTE

O rio pitimbu antigamente, ele não era tão poluído como é hoje,ele ate possuía muitos peixes e jacarés de pequeno porte e servia de divertimento para muitas crianças.Mas a população foi começando a poluir e o rio começou a ficar uma coisa horrível e muito poluída.

O RIO AMANHÃ

Dez anos. É o tempo total estimado para que a área degradada com o assoreamento do Rio Pitimbu, entre Natal e Parnamirim, esteja totalmente recuperada e com as características da vegetação original. É o tempo de maturação das mudas de floresta nativa que estão sendo plantadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), durante seis meses, tempo que vai durar a intervenção direta prevista no Plano de Recuperação da Área Degradada.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Bacia Hidrográfica Amazônica



http://www.clickescolar.com.br/wp-content/uploads/2011/01/essssssa.jpg
Rios que formam a bacia:
1.Rio Amazonas
2. Rio Solimões
3. Rio Negro            
4. Rio Xingu 
5. Rio Tapajós
6. Rio Jurema
7. Rio Madeira
8. Rio Purus
9. Rio Branco
10. Rio Juruá
11. Rio Trombetas
12. Rio Uatumã
13. Rio Mamoré


O encontro de suas águas com as águas do oceano provoca a pororoca (uma grande onda que percorre o rio por várias horas), que pode ser vista do espaço e cujo barulho pode ser ouvido a grande distância.


Uma planície é uma grande área geográfica com pouca variação de altitude como por exemplo; o deserto ou um pântano. É um terreno plano e baixo, pouco acima do nível do mar. É um dos tipos de relevo mais aproveitados pelo homem para atividades agrícolas. 
As planícies são formadas pela ação dos rios, mares e ventos. Eles carregam sedimentos que vão se acumulando até formar uma superfície uniforme. Não por acaso, a maioria das planícies está localizada às margens de rios e mares. 



As Florestas Equatoriais oferecem uma condição favorável para o surgimento de uma enorme diversidade de vida, a composição vegetativa é de árvores altas com copas largas que se confrontam e que quase não permite a entrada do sol, no interior da floresta é muito escuro. Nos lugares que apresentam Florestas Equatoriais as temperaturas médias são elevadas no decorrer de todo o ano, sempre acima dos 25ºC e as amplitudes térmicas são bastante modestas. As chuvas são bem distribuídas durante o ano e não há períodos de seca e nem distinção entre as estações do ano.


Essa bacia abrange Estados brasileiros (Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá), além de países vizinhos (Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana e Bolívia).


O maior rio que compõe a bacia hidrográfica Amazônica é a o Rio Amazonas.

As águas do rio  provocam o desprendimento das terras das margens, levando-as para outros lugares. Esse fato é conhecido como o fenômeno das terras caídas.

Os setores econômicos favorecidos pela Bacia Amazônica são o comércio,pesca,turismo e agropecuária.